Olá bolinhos de arroz! Tudo bem? Então, fiquei algumas semanas sem postar, i'm so sorry! Mas, o importante é que Sammy-chan is back (tô metida a americana), juntamente com a Lety-san, nossa co-administradora. Enfim, hoje é Halloween!! Bom, essa data não é muito influente no Brasil, mas quem se importa? Vamos fingir que estamos nos países anglo-saxônicos e vamos festejar! Talvez daqui para mais tarde, eu posto alguma coisa extra! Se quiserem conhecer a história do Halloween clique aqui. Beijos e até o próximo post!!




Olá bolinhos de arroz! Antes de começar as aulas de japonês oficialmente com conteúdo e atividades, primeiramente estou trazendo um "mini" dicionário para vocês ficarem sabendo o significado de algumas expressões e palavras. Por ser um pouco grande vou dividi-ló em duas ou três partes, enfim fiquem aí com o significado das palavras/expressões e até o próximo post, beijos!!

A
 Aa, ee, um - sim (informal) "aa" geralmente é usado por homens, "um" só por mulheres, e "ee" é usado por todos.
Abayo – até logo, algo como te vejo mais tarde. Dependendo da situação, pode soar meio rude.
Abunai - perigoso; pode ser traduzido às vezes como "Cuidado!" ou "Abaixe-se!"
Aburi – tofu frito
Ahou – imbecil, babaca
Ai/ aijou– amor
Aite - oponente
Aishiteru – verbo amar. Usado especificamente para o amor romântico.
Aisuru – amor, querido, coração (nesse sentido)
Aite - oponente, literalmente "aquele que devo enfrentar"
Akai – vermelho
Akari – luz
Akirameru – render-se
Aku - Mal. Nome original do inimigo do Samurai Jack.
Aku soku zan – literalmente, "eliminar o mal instantaneamente " (de Rurouni Kenshin)
Akuma - demônio
Ame - chuva
Anata - você
Anata mo - você também
Ane - irmã mais velha. Usado quando se fala da irmã e ela não está; mas, se estiver falando diretamente com ela, ou da irmã de outra pessoa, usa-se "onee".
Ani - (o) azul
Anii - azul (adjetivo)
Anisan , ani- irmão mais velho. Aplica-se a mesma regra que para irmã,sendo que ao falar diretamente com irmão o termo é "onii".
Ano - Hã... Hum...
Ano/sono/kono/dono/ -termos usados antes de substantivo; significam, respectivamente: aquele, esse, este e qual deles?
Ano hi – literalmente, neste dia
Ano hito – aquela pessoa
Ano toki – aquela vez
Anou – bem...
Ara, ore – oh, hum? Ara é usado por homens, e ore, por mulheres.
Atarashii – novo
Arigatou gozaimasu – muito obrigado. Mais formal que "Arigatou", mas bem menos que Doumo Arigatou Gozaimasu.
Asa - manhã
Asagohan/hirugohan/bangohan/gohan – respecticvamente: café da manhã, almoço, jantar, refeição. Gohan, como muitos fãs de Dragonball devem saber, é arroz cozido, alimento essencial para os japoneses.
Atama - cabeça
Atarashii - novo
Atsui – quente (temperatura ou calor)
B
Baka – Idiota
Baka mitai – Você é burro de doer!
Bakayarou - idiota, babaca
Bakana – impossível, absurdo
Bakemono - monstro, assombração – literalmente, "coisa monstruosa". Um termo mais apropriado para monstro seria "obake".
Banzai – grito de encorajamento, usado em torcidas (levanta os braços três vezes enquanto grita isso).
Be-da - Dito enquanto o personagem mostra a língua a alguém. Mais o menos o equivalente a "Nana-nana-nããã!"
Bento – o equivalente a "lancheira" ou "marmita".
Betsu ni – particularmente. Traduzido com freqüência no sentido negativo, como "nada" , "na verdade não" , etc.
Bishounen - rapaz bonito
Bishoujo – garota bonita
Bijin - mulher bonita (gata)
Bijutsu - arte
Boku – Eu (dito por homem)
Bouzu – modo informal e insultuoso de referir-se a um garoto; curiosamente, também é um termo para "monge budista".
Budo – filosofia, guia, códigos morais que guiam os lutadores de artes marciais.
Bushido – código de honra dos samurais. Um de seus princípios fundamentais é "antes a morte que a desonra".
Busu – mulher feia, bruxa
Buta – porco
C
chan - mais ou menos o equivalente a "inho"; é acrescentado ao nome da pessoa em sinal de afeto ou como troça. Ex: Veggie-chan: Vegetinha ^_^ , Gohan-chan: Gohanzinho
Che – som de irritação
Chi - sangue
Chibi – Pequeno
Chigau - diferente
Chikara - força, poder
Chikusho - exclamação de frustração. Tipo "mer...!"
Chikyuu - Terra (planeta)
Chiisai – pequeno, minúsculo
Chotto matte! - Espere aí! Espere um pouco! (chotto significa, entre outras coisas, um pouco, ou um curto espaço de tempo)
Chotto matte kudasai - Espere, por favor.



Olá bolinhos de arroz! Como estão passando esse domingão? O meu está bem graças a internet, porque né... Enfim, hoje eu trouxe uma série de vampiros para vocês, mas não se preocupem não tem nada de vampiro brilhando no sol, nem personagem com cara de retardado ou coisa do tipo. É TVD (The Vampire Diaries) que conta a história dos irmãos Salvatore, Damon e Stefan (lindos e maravilhosos), e Elena Gilbert na misteriosa cidade de Mystic Falls, o foco da história é o triângulo amoroso entre Elena, Damon e Stefan. Os dois irmãos tem um passado sombrio. E juntamente com eles veio os mistérios relacionados ao passado da cidade, envolvendo a ancestral de Elena, Katherine e a família original que deram origem aos vampiros.
       No começo do semestre, Elena conhece o aluno transferido Stefan e logo se apaixona por ele. Enquanto Stefan tenta viver uma vida pacífica entre os humanos, seu irmão Damon é a personificação da brutalidade e violência.
       Minha opinião: A série é muito boa, o enredo sensacional, sem falar dos personagens, simplesmente incrível. Eu adoro TVD é engraçado, romântico, tem ação, aventura e muitos mistérios. É uma série que consegue te prender do começo ao fim. Enfim, vale a pena assistir e é isso, beijos e até o próximo post!! Para assistir a série clique AQUI ou AQUI.



Não tenha medo de dar um grande passo. Você não pode saltar sobre um poço em dois pequenos saltos. (David Lloyd George)


       Olá bolinhos de arroz! Eu desejo a todos crianças, adultos e idosos um feliz dia das crianças (こどもの日, em japonês, a pronúncia seria Kodomo no Hi). Aqui no Brasil o dia das crianças é dia 12 de outubro, já no Japão é dia 5 de maio, essa data faz parte da Golden Week (Semana Dourada). Esse dia é reservado ao respeito da criança para comemorar a sua felicidade, foi designado um feriado nacional pelo governo japonês em 1948.
       Originalmente era chamado de Tango no sekku [端午の節句] (dia dos meninos),  esta data já era celebrado desde da era Nara. Embora o nome tenha mudado para dia das crianças, esse feriado é dedicado principalmente para os meninos. Mas também foi criado o Hina Matsuri ou "Dia das Meninas", que ocorre dia 03 de março, porém diferentemente do Kodomo no Hi, o Hina Matsuri não é considerado um feriado nacional. Por esses pequenos detalhes podemos perceber que o Japão continua sendo uma nação que distinguem homens e mulheres, dando privilégios claro, para o homem. É isso, beijos e obrigada, até o próximo post!!


Olá meus bolinhos de arroz!! Estou trazendo o restante das curiosidades sobre o Japão que eu havia falado no outro post que seria dividido em duas partes, então como prometido aqui está a segunda parte. Depois, como já havia falado também vou falar mais detalhadamente de cada curiosidade e posteriormente trazer um dicionário de palavras japonesas e algumas aulas básicas com a teacher Lety-san, nossa co-administradora. Sem mais delongas vamos ao que interessa:

- O Japão é o país que tem a população mais vidrada em tecnologia do mundo.

- Embora apresente alto grau de desenvolvimento econômico, cultural e tecnológico, o Japão ainda utiliza o sistema de pena de morte.

- Um aspecto muito tradicional da cultura japonesa é a cerimônia do chá.

- Ao contrário da cultura ocidental, os japoneses costumam fazer barulho de sucção ao tomarem sopa. É uma demonstração de polidez durante a refeição.

- Nas casas mais antigas ainda é comum a existência das bacias turcas, vasos sanitários para serem usados na posição agachada.

- Limpar a residência no primeiro dia do ano é uma tradição muito comum entre as famílias japonesas. Outro costume muito comum nesta data é a entrega de dinheiro, dentro de envelopes, aos parentes.

- Na véspera da chegada da Primavera, os japoneses costumam atirar grãos de feijão pela janela. É um costume para atrair sorte e energias positivas.

- O Japão é o país onde se mais produz e consome quadrinhos e desenhos animados do mundo. Os mangás e animes fazem parte da cultura japonesa.

- O Japão é o país que mais sofre com a ocorrência de terremotos. Porém, o setor de engenharia desenvolveu técnicas de construção de edifícios que fazem com estes não desabem com os abalos sísmicos.

       Bom, pessoal é isso espero que vocês tenham gostado e como prometi vou estar trazendo todas essas coisas que eu citei no começo, mesmo que demore um pouco, vocês sabem, né? Vida de estudante e universitária (no caso da Lety-san) é difícil, very hard. Enfim, beijos e até a próxima! ;)


       Olá bolinhos de arroz!! (é tão fofo que vou chamar vocês assim agora!) Tudo bem com vocês? Eu estou ótima, e sim estou viva!! Ééé \o/. Minhas sinceras desculpas bolinhos e bolinhas! Digamos que eu tirei uns "dias de folga", esses dias tão ficando cada vez mais afobados, é prova por cima de prova, então vocês já devem imaginar, né? Enfim, já dei minhas explicações e minhas sinceras desculpas pelo desaparecimento súbito! Mas, vamos ao que interessa: Hoje eu trouxe um filme, na verdade são dois o 1 e o 2, talvez alguns já devem ter assistido, mas tem gente que ainda não assistiu, então...
       O primeiro filme é "Espíritos: A Morte Está Ao Seu Lado", o filme conta a história de Thun, um jovem fotógrafo e sua namorada Jane, um dia enquanto voltavam de uma festa eles atropelaram acidentalmente um pedestre e fugiram do local, a partir daí Thun e Jane começam a ver sombras estranhas em suas fotos e ter sonhos aterrorizantes. O jovem casal decide investigar esses fenômenos sobrenaturais, enquanto os amigos de Thun começam a morrer um a um de forma misteriosa. Clique AQUI para assistir o filme.
       O segundo filme é "Espíritos 2: Você Nunca Está Sozinho", embora o título dê um sinônimo de continuação do primeiro a história é diferente, esse título é só para indicar que foram os mesmo produtores que fizeram o filme. O 2 conta a história de Pim, uma jovem que se mudou recentemente com seu marido Vee , da Tailândia para a Coréia. Lá ela pretende iniciar uma nova vida juntamente com seu marido. Mas a súbita doença de sua mãe os obriga a voltar para a Tailândia, o que faz com que Pim se lembre da sua infância e de sua irmã gêmea e siamesa, Ploy. Desde que voltou Pim tem a sensação de que existe alguém sempre ao seu lado, o que é confirmado com a revelação de um segredo de família. Clique AQUI para assistir o filme.
      Minha opinião: Eu gostei bastante dos filmes, são bem assustadores, pelo menos eu levei muitos sustos, são muito bizarros, tem uma história intrigante e que consegue te prender do começo ao fim! Roteiro, produção e atuação muito bons, e vale muito a pena assistir vocês não vão se arrepender! Então é isso, beijo e boa noite para vocês meus bolinhos de arroz!! =^.^=


"Você não pode cometer o mesmo erro duas vezes. Na segunda vez que você faz, não é mais um erro, é uma escolha."